Qual significado de Brainstorming?

0
997251

Qual significado de Brainstorming?

Brainstorming é uma técnica de geração de idéias. Na língua inglesa, o termo brainsignifica cérebro enquanto que storming significa tempestade. A versão na língua portuguesa seria uma “explosão de idéias”[Minicucci, 1992].

O que é Brainstorming?

Tipo de reunião com o objetivo principal de fazer o grupo pensar sobre todos os aspectos do problema ou da solução destes. É uma técnica muito comentada e utilizada para se descobrir novos caminhos alternativas perante uma situação aparentemente sem saída ou de difícil solução.

Quando usar ?

O Brainstorming é útil quando se deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de ideias sobre um assunto a ser resolvido, possíveis causas de um problema, abordagens a serem usadas, ou ações a serem tomadas. 

Variações do Brainstorming

Existem dezenas de variações diferentes do brainstorming, tais como o anônimo, o individual, o clássico, o construtivo-destrutivo, o didático, entre outros. 

  • Brainstorming Anônimo: acontece quando os participantes preferem manter o anonimato das ideias apresentadas, as ideias devem ser anotadas anteriormente pelos membros e entregues ao coordenador para que as leia para o grupo, buscando-se o desenvolvimento de novas ideias.
  • Brainstorming individual: algumas pessoas pensam melhor quando trabalham sozinhas. Neste caso, elas podem usar as regras do Brainstorming para apoiar a geração de ideias. Pode ser bastante útil o uso do Mapa Mental para classificar e desenvolver as ideias geradas. 
  • Brainstorming Clássico: segundo o autor (Baxter 2003), o Brainstorming clássico pode ser dividido em várias etapas:Orientação – sendo a fase inicial onde o coordenador estará orientando a equipe,mostrando o problema. Preparação nessa fase o coordenador estipula um tempo determinado, geralmente em torno de 30 minutos, para o fornecimento das ideias. Análise – é o agrupamento de ideias propostas em tempo definido, geralmente 15 minutos, após o tempo inicial determinado pelo coordenador. Ideação fase de associação, escolha das mais relevantes, refinamento ou junção das alternativas proposta com vistas a escolher a alternativa (ou as alternativas) a serem detalhada. Incubação: consiste na interrupção e retomada da técnica, com intervalo de horas ou dias, quando o rendimento da mesma não estiver sendo considerado como satisfatório. Síntese e Avaliação: Os objetivos dessas fases é detalhar, descrever a solução escolhida, e confronta-la com o problema, verificando sua aderência. 
  • Brainstorming construtivo/destrutivo: Aplica-se para revelar aspectos positivos e negativos de produtos, sistemas e projetos para depois propor soluções para os mesmos. O diferencial desta variação está na divisão de três fases distintas: primeiro aponta-se falhas ao produto em questão, segundo as falhas são organizadas e classificadas em grupos e terceiro procura-se soluções para os problemas levantados. 
  • Brainstorming didático: somente o coordenador conhece o problema e vai conduzindo o grupo em cada sessão à introdução de novas informações. Busca-se ao final somente uma ideia relativamente nova.

DEIXE UMA RESPOSTA